segunda-feira, 30 de julho de 2012

O vendedor precisa se REINVENTAR


O VENDEDOR PRECISA SE REINVENTAR  
  Uma visão contemporânea da área de vendas
          
Com o crescimento da venda pela internet – surge um dilema: qual será o papel do vendedor em um futuro próximo?


Após o surgimento da venda virtual, o Marketing nunca mais foi a mesmo. Sobretudo a comunicação e a venda. Hoje, vende-se de tudo pela Internet: de imóveis a vestido de noiva. Nada escapa da venda pela tela do computador: livros; produtos eletrônicos; eletrodomésticos; hortifrutigranjeiros; carros; serviços; enfim de tudo. Mas de tudo mesmo. E no rastro da venda digital, a comunicação mais tradicional, se aproxima do computador. A propaganda, a promoção de vendas e o merchandising, embora ainda habitem a mídia tradicional ganharam novos ares na tela da internet. E fenômenos de comunicação como a mídia social: twitter, facebook e outros meios criados para o relacionamento entre as pessoas, agora serve de apoio para a venda empresarial.

O ambiente virtual tem proporcionado uma interatividade com os consumidores em velocidade instantânea. Na verdade, a nova visão da propaganda extrapola a tecnologia ou o ambiente digital, que “é só meio”, afirma Igor Puga. A comunicação em mão dupla permite uma interatividade impensável 20 anos atrás. “O publicitário e o vendedor deixam de ser os donos da verdade, uma quebra de paradigma”. Se a empresa não dialoga de igual para igual com o consumidor, a relação acabou.
“O publicitário atual cria, tendo o cuidado de pensar como as ações repercutirão...(No ambiente virtual, interação com os consumidores é melhor. Nelson de Sá articulista da Folha. Caderno Mercado. Domingo 22 de abril de 2012 p. B4). Mas o vendedor está um pouco à frente, na linha do front, ou mesmo na retaguarda e por isso ele precisa estar mais preparado do que nunca.

Assim como a propaganda precisa de convergência entre as várias plataformas para chegar com êxito aos consumidores, o vendedor também precisa estar ciente de que a venda já não ocorre por sua única iniciativa.

O vendedor não morreu e não vai morrer tão cedo, mas...o velho tirador de pedidos precisa se reinventar... Precisa saber usar as ferramentas das mídias de relacionamento como o facebook e twitter.

Em 1925, Strong enfatizava que as estratégias de venda pessoal precisariam ser direcionadas a satisfação do cliente bem como o pedido de compra. Mas apesar de numerosas referencias ao beneficio da orientação ao cliente, poucas pesquisas foram direcionadas a aferir a efetividade da orientação ao cliente por parte do vendedor. Ainda hoje, encontramos vendedores focadas na venda em si, independente da necessidade de seu cliente. Com a venda pela internet, o vendedor está perdendo espaço, no relacionamento com os seus clientes. Essa relação impessoal, retira o olhar do vendedor face a face o com seu cliente. Mas a venda pessoal, ainda é essencial na venda BtoB (business to busines) e na venda B to C (business to consumer) 

O vendedor precisa ser repensado
Assim como a propaganda está sendo repensada a luz dos novos meios, sobretudo a mídia social, também a venda pessoal precisa ser redirecionada e isso implica em avaliar o papel do vendedor na nova sociedade de comunicação e consumo.   

Mesmo nos segmentos mais conservadores, como na venda industrial gradualmente a função da venda pessoal tende a ser repensada. A presença física do vendedor tem sido substituída com certa intensidade em diversos segmentos como no varejo tradicional, e até mesmo no supermercado.
Após a era da venda em supermercado, aonde a novidade estava focada no  autoserviço. Hoje a inovação é ainda mais intensa:  a venda digital, chegou em diversos segmentos prescindido da presença física do vendedor.

 Restando a algumas empresas a presença humana apenas no tele-vendas e no SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente, por meio telefônico ou digital.
Portanto, de alguma maneira alguém ainda está dando suporte à venda.
 Assim, até  mesmo nos segmentos mais ágeis, aonde a venda digital é predominante o vendedor ainda pode sobreviver se ele sair da transação para o relacionamento, aonde o foco venha ser o serviço.
O cliente precisa ser orientado na compra, e no  uso e aplicação de produtos.
Assim, é muito frequente um cliente comprar pela internet e buscar orientação acerca do uso do produto, junto ao vendedor da loja física ou junto ao telemarketing passivo.

Fontes de eficácia da venda em organizações business to business

Uma das maiores despesas de marketing no segmento de negócios ainda é a área de vendas. É frequente no BtoB  que os gastos com vendas excedam por exemplo os dispêndios em comunicação.

O vendedor deve ser metacompetente
O novo vendedor deve ser líder, negociador, estrategista, proativo, comunicador, e isso implica em ser polivalente. Um negociador e um profissional de marketing de campo, para atuar na linha de frente, seja no ponto de venda, ou em qualquer lugar aonde exista uma transação ou um relacionamento.
 E mais do que transferir a posse de um bem,  o vendedor deve estar direcionado para o relacionamento. Não relações liquidas e passageiras, mas relações sólidas. “Que seja bom enquanto dure, dizia o poeta e compositor Vinicius de Moraes”...
Assim como nas relações amorosas, o vendedor deve buscar fidelizar o cliente, embora saiba de antemão, que ele é infiel por natureza. Mas o vendedor não, ele deve tratar o cliente com uma exclusividade que o surpreenda. Ou seja, o cliente pode ser infiel, mas o vendedor nunca...
Surge então um novo profissional de vendas, integrando as estratégias de gerais de sua empresa ao seu trabalho de campo. Agindo como um estrategista no campo, ele deve saber negociar constantemente com seus clientes e mesmo sendo um bom  comunicador, o vendedor não deve extrapolar a sua facilidade de falar, para não cansar o cliente, e eventualmente causar mais dúvidas do que esclarecimentos ...

O vendedor um educador

    As constantes inovações tecnológicas passaram a exigir um aprendizado continuo dos usos e aplicações de seus produtos, bem como do que deve ser passado para seus clientes. O ato da venda mudou, desde a época do vendedor tomador de pedidos até a venda cibernética de hoje. É preciso adequar a metodologia da venda, criando instrumentos que habilitem uma venda sem limites. E que o vendedor possa continuar atuando na linha de frente ou nos bastidores da venda pela internet.


O vendedor prestador de serviços
 O novo profissional de vendas deve agir na orientação ao cliente, ajudando-o a comprar e sobretudo a usar adequadamente seus produtos.
Assim agindo o vendedor tanto poderá estar na linha de frente com por detrás das cortinas da venda. Agindo com atenção  ele deve estar sempre conspirando para encantar o cliente, se antecipando a eventuais dúvidas e propondo o melhor uso do produto ou serviço.
A função da venda permanece, mas o vendedor deve assumir outros papeis, mais abrangentes e instigantes: o vendedor precisa se reinventar

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